
Plauto Cardoso é escritor, advogado, palestrante e pesquisador na área de Direito Público, especialmente nas áreas de Direito Constitucional, Direito & Tecnologia (Administração Pública, Digitalização, Direitos Humanos e Governança) e Cultural Legal Studies (Direito, Cinema & Literatura; Direito, Justiça & Política).
Plauto se sente em casa em ambientes multiculturais e trabalha como professor e pesquisador em renomadas instituições em quatro diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia e México).
Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, obteve seu Master of Laws (LL.M) em Litigation - Novos Desafios do Contencioso - pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), e seu Mestrado em Literatura Inglesa - Literary History and Cultural Discourse - pela University of Sussex (US), Inglaterra. É especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA) e especialista em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). É graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (UCAM), e em Letras Inglesas - Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Americana - pela Universidade Federal de Minas Gerais. (UFMG).
É autor de quatro livros e diversos artigos, tanto de forma independente quanto em coautoria. Recebeu dezesseis prêmios e distinções nacionais e internacionais nas áreas de direito, pesquisa sociojurídica, educação e cultura.
Plauto pesquisa e ensina sobre tecnologia, gestão pública e direitos humanos e tem um grande interesse empírico sobre como governos e suas agências usam a tecnologia para tentar entregar serviços públicos fundamentais, especialmente em conexão com o Direito Administrativo Digital, o uso de sistemas automatizados (ADS systems) no processo de tomada de decisões públicas, Governo Aberto, Estado Aberto e Gestão Pública.
Nesse campo, é professor convidado da Universidade Nacional Lomas de Zamora (UNLZ), em Buenos Aires, Argentina, onde leciona o módulo “Direito Administrativo Digital: governo aberto, Estado aberto e gestão pública nos Objetivos 2030 da ONU” na Pós-Graduação em Direito Processual Administrativo. Na Argentina, também leciona os módulos “A Proteção dos Direitos Fundamentais nas Esferas Internacional e Comparada” e “A Dimensão Constitucional da Proteção Judicial dos Direitos Fundamentais” na Pós-Graduação em Justiça Constitucional e Direitos Humanos da Universidade de Bolonha (UNIBO), Itália, no Campus Buenos Aries, Argentina. É membro e professor visitante do “Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação, Estado e Gestão Pública” da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Como cientista social, o direito faz pouco sentido para ele quando isolado do seu contexto social. Nessa linha de pesquisa, no Brasil, leciona os módulos “Dos desafios hermenêuticos à inteligência artificial: grandes questões e paradigmas estruturais do judiciário pelas lentes das ciências sociais, literatura e filosofia do direito” e “Novos Paradigmas da Pesquisa Sociojurídica” na Escola Nacional de Direito de Formação e Aperfeiçoamento de Juízes (ENFAM) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também leciona “Ética, Moral e Linguagem nas Práticas Institucionais” no Programa de Pós-Graduação em Compliance, Ética e Governança Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Também é pesquisador da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Na Argentina, entre outras instituições, é professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde colabora com a Cátedra Bercholc de Teoria do Estado como professor assistente nos módulos "Justiça e Política: a Suprema Corte e poder político por meio do controle constitucional"; "Opinião Pública, Mídia e Democracia"; "Novos Desafios Jurídicos e Políticos para o Estado" e "Direito e Política através do Cinema". Também é pesquisador da UBA no projeto Ubacyt sobre a implementação de audiências públicas nas Cortes Supremas, Cortes Constitucionais e Cortes Supremas Constitucionais da Argentina, Colômbia e Brasil.
É membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Público Contemporâneo (RDPC), e dos Conselhos da Revista de Direito da Administração Pública (REDAP), da Revista Argentina de Justiça Constitucional e da Revista da Escola Judiciária do Piauí. Plauto atua como avaliador especialista externo do comitê de avaliação de projetos de pesquisa da Universidade de Buenos Aires (UBA). É também co-editor-chefe e colunista do Journal of Administrative Law (JDA).
É Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Advocacia Resolutiva (IBAR), Diretor do Instituto de Direito da Integração da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC) e Diretor do Instituto Plauto Cardoso de Ensino e Pesquisa (IPC).
É Advogado Institucional da Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores (ABTV) e coordena a área de Contencioso Estratégico do Escritório Plauto Cardoso Sociedade de Advogados, atuando principalmente em casos nas Supremas Cortes. O planejamento e a organização de congressos e seminários também fazem parte de suas atividades anuais.
Plauto se orgulha em fazer parte da "Coleção Mineiriana", que abriga as mais prestigiadas obras literárias produzidas em uma cidade e estado de grandes escritores e poetas. É a realização de um sonho para um escritor que não é mineiro, mas que se inspira e usa a charmosa capital mineira como cenário ou mesmo como protagonista de suas aventuras literárias.
Algumas filiações:
-
Membro Honorário da Associação dos Magistrados do Piauí (AMAPI) - Medalha Juiz Helvídio Clementino de Aguiar.
-
Membro da Rede de Pesquisadores Parlamentares (REDIPAL) da Câmara dos Deputados do México.
-
Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Membro da Comissão de Inteligência Artificial e inovação, da Comissão de Compliance e Governança e das Comissões de Direito Constitucional e de Direito Administrativo do IAB.
-
Membro da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC).
-
Membro do Observatório de Justiça Constitucional da Universidad del Este, Província de La Plata, Argentina.
-
Membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (CEDAB).
-
Membro da Comissão de Direito Administrativo do IAB.
-
Membro do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ)
-
Membro da Comissão Organizadora do Seminário Anual de Direito Administrativo Contemporâneo (SDAC).
-
Membro do Grupo Brasileiro de Relações Trabalhistas (GRTB).
-
Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil/estado de Minas Gerais).
-
Foi membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil/estado de Minas Gerais).
-
Membro da University of Sussex Alumni Association.
